Vida Light

Fitoterapia: Descubra o Poder das Plantas Para Saúde e Estética

FITOTERAPIA: DESCUBRA O PODER DAS PLANTAS MEDICINAIS PARA SAÚDE E TRATAMENTOS ESTÉTICOS.

Além dos tratamentos estéticos e cosméticos já existentes, temos hoje grandes avanços da fitoterapia no campo da estética. Mas antes de entrarmos nesse assunto, vamos entender um pouco o que é a fitoterapia? Fitoterapia é uma palavra que deriva da junção de dois radicais gregos: “phytos” = planta e “therapia” = tratamento. Ou seja, trata-se de uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais, e que é característico das medicinas chinesa e da Ayurvédica. Trata-se de uma terapia utilizada como coadjuvante de outros procedimentos estéticos. Então, vamos falar um pouco sobre alguns fitoterápicos que auxiliam no tratamento estético.

Presente no chá verde, a epigalocatequina-3-galato é um polifenol que ao ser acrescentado em soluções de uso tópico induz o alongamento do folículo

capilar, auxiliando no crescimento do cabelo e, em uso oral pode impedir os efeitos nocivos de raios UV na pele, prevenindo o envelhecimento, manchas e câncer de pele. Esse mesmo efeito podemos observar com a punica granatum, a romã.

Ainda no crescimento capilar, estudos demonstram efeitos benéficos com o uso tópico de óleo de alecrim ou ainda uso oral do óleo de groselha negra.

A Embilica officinalis é um fitoterápico rico em vitamina C, minerais e aminoácidos, além de ser uma planta rica em compostos fenólicos como taninos, rutina, cucruminóides, emblicol e outros. Esse fitoterápico age no metabolismo do colágeno, auxiliando na manutenção da firmeza da pele e evitando aquele aspecto de pele envelhecida, assim como a vitis vinifera e a chlorella.

Com as plantas podemos auxiliar também o tratamento da acne. Astragalus é uma planta que regulariza as secreções de glicose/insulina, o que modula a produção de sebo pela glândula, reduzindo a oleosidade e a acne. O mesmo é observado pelas antocianinas de frutas roxas, como mirtilo, açaí e uvas.

E a tão temida celulite!!! Costumo dizer que o tratamento mais simples e barato para tratar celulite é beber água. Isso mesmo, hidratação. E para isso, temos plantas excelentes para evitar a retenção hídrica, o que piora muito a celulite. Ótimas para essa finalidade tempos a cavalinha, castanha da Índia e a Centella Asiatica. Sem contar os efeitos anti flacidez da Hedera Helix e do Ruscus aculeatus.

Muitos nomes estranhos, não é? Mas vale lembrar que cada planta tem sua limitação de uso e prescrição, e que é preciso um profissional especialista em fitoterapia para adequar a prescrição das plantas ao seu tratamento. Não podemos achar que só por que se trata de um produto natural, que não tem efeitos colaterais e interações. Vale ainda lembrar que nenhum desses efeitos descritos a cima se aplica na gestação.

Dra. Olívia Fernandes

CRN: 25.056

Nutricionista especialista em nutrição funcional, nutrição estética e fitoterapia

Nutricionista da clínica de estética Hares e professora de pós-graduação de Nutrição Estética e Fitoterapia


Endereço:

Rua Amadeu Ribeiro, 265

Instagram:  @olivianutri

Fb.com/nutricionistaoliviafernandes

www.oliviafernandes.com.br

Post anterior

A Alma do Outro

Próximo post

Tendência Denim: Use e Abuse do Jeans!!!

O autor

Olívia Fernandes

Olívia Fernandes

CRN: 25056
Nutricionista especialista em nutrição funcional,
nutrição estética e fitoterapia.
Nutricionista da clínica de estética Hares e professora de pósgraduação de Nutrição
Estética e Fitoterapia.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *